Prêmio Reparq





REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DO PRÊMIO REPARQ 2024 DE TESES E DISSERTAÇÕES E TCCs

Nesta 8ª Edição da Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia, será concedido o Prêmio REPARQ 2024 aos(as) mestres(as) e aos(as) doutores(as) cujas dissertações e teses, aprovadas nos programas de pós-graduação de instituições brasileiras credenciadas pela CAPES, de qualquer área do conhecimento, que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento dos estudos da Ciência da Informação. E também o prêmio de melhor artigo proveniente de Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Arquivologia.

O Prêmio REPARQ está dividido em três categorias: Doutorado, Mestrado e melhor TCC. Podem ser inscritas dissertações e teses tanto de programas acadêmicos quanto profissionais, que tenham sido aprovadas nos anos de 2022 e 2023. E na terceira categoria artigos provenientes de trabalhos de conclusão de cursos de graduação em Arquivologia aprovados entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023, em instituições brasileiras, credenciadas pelo Ministério da Educação.

Para concorrer ao Prêmio, o(a) autor(a) e orientador(a) devem estar inscritos no Evento.

O prêmio consistirá em um certificado atribuído ao autor(a) premiado(a) e um certificado aos(às) respectivos(as) orientadores(as) pelo trabalho de orientação, podendo ser acompanhado de um bem material, de caráter simbólico, a ser definido pela Comissão Avaliadora.

Em caso de empate para escolha da dissertação ou tese, deverá a Comissão Julgadora adotar como critério de desempate a maior média aritmética recebida pela Dissertação ou pela Tese ou artigo, e fazer a indicação do melhor trabalho.

A outorga do prêmio, pelo Presidente da Comissão Avaliadora da REPARQ, às pessoas contempladas ocorrerá em Cerimônia Pública com a participação da Presidência do Evento, da pessoa que presidiu cada Comissão Julgadora e, se possível, dos(as) demais participantes da comissão.

Comissões Julgadoras

As Comissões Julgadoras serão nomeadas dentre professores(as) e pesquisadores(as) de reconhecida competência dentro da temática do evento, com título de Doutor (a) e sem algum vínculo de orientação e/ou produção científica com autores(as) dos trabalhos concorrentes. Cada Comissão Julgadora deverá ter no mínimo 3 (três) integrantes, sendo um nomeado o presidente da Comissão.

Não poderão integrar as Comissões Avaliadoras, coordenadores (as) e vice coordenadores(as) de Programas de Pós-Graduação (ou do curso de  graduação, quando for o caso) que tenham indicado dissertações ou teses (ou TCC) concorrentes ao Prêmio. Caberá ao presidente das Comissões conduzir as avaliações e fazer o parecer final, conforme os critérios de avaliações descritos no Anexo B.

A nomeação das Comissões Julgadoras pela Coordenação do REPARQ deverá refletir, na medida do possível, a representatividade geográfica do País, bem como, a diversidade sexual e racial. 

Inscrições

As inscrições ao Prêmio REPARQ serão feitas institucionalmente pelo(a) Professor(a) orientador(a) do Programa (ou do curso, no caso dos TCCs) no qual o(a) candidato(a) teve aprovada sua dissertação ou tese (ou TCC).

O Programa (ou curso) e o(a) orientador(a) deverá ter ciência que o(a) autor(a) e o(a) orientador(a) tenha feito a inscrição no Evento.

O limite de indicação por Programa de Pós-Graduação e de graduação será de 1 (uma) dissertação e 1 (uma) tese ou 1(um) TCC.

As inscrições serão realizadas em formulário próprio, divulgado no site oficial da REPARQ 2024. As inscrições deverão seguir o cronograma descrito no ANEXO A.

Para efetuar a inscrição, o(a) orientado(a) deverá encaminhar à REPARQ, por meio de formulário específico, os seguintes documentos, em formato PDF:

a) Ata de Reunião Relatório da Comissão de Avaliação do PPG (ou do curso, no caso de TCC), com justificativa que evidencie a contribuição da dissertação ou tese ou TCC (nesse caso a coordenação do curso), em formato PDF;

b) Cópia digital da tese ou dissertação ou do TCC;

c) Comprovante de inscrição no Evento do candidato(a) e do orientador(a) e/ou coorientador(a). 

Disposições Finais

As solicitações de reconsideração ou recursos deverão ser encaminhadas ao reparq pelo email reparq2024@gmail.com.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva do reparq 2024 e Comissão Julgadora do Prêmio.

ANEXO A - CRONOGRAMA DO PRÊMIO REPARQ – 2024 DE TESES E DISSERTAÇÕES E TCC

Evento

Data

Inscrições - Realizada pelo(a) Orientador(a)

11 de março até 11 de abril de 2024

11 de março até 18 de maio de 2024 (nova data)


Processo de análise das inscrições

12 a 15 de abril de 2024 

18 a 20 de maio de 2024 (nova data) 

 

Homologação parcial das inscrições

15 de abril de 2024

20 de maio de 2024 (nova data)

 

Solicitações de reconsideração sobre o deferimento das inscrições

 

16 a 26 de abril de 2024 

21 a 26 de maio de 2024 (nova data)

 

Resultado das reconsiderações

28 de maio de 2024 

30 de maio de 2024 (nova data)

 

Homologação final das inscrições

28 de abril de 2024

30 de maio de 2024 (nova data)

 

Definição das Comissões de Avaliação pela Comissão da REPARQ 2024

 

01 de maio de 2024

10 de maio de 2024 (nova data)

 

Avaliação dos Trabalhos

10 de maio a 10 de julho de 2024

10 de maio a 10 de julho de 2024  (nova data)

 

Cerimônia pública de outorga do Prêmio

31 de julho de 2024

 

Para concorrer ao Prêmio REPARQ 2024 de Teses e Dissertações e TCCs, faça a

sua inscrição em:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXDstG9RKlDfyfLTKq5lHKX9pRVNwm9x8GCasFWMnEzY-3AA/viewform?usp=sf_link

ANEXO B - CRITÉRIOS PARA O JULGAMENTO

No julgamento das Dissertações e Teses e TCCs, cada componente das Comissões Julgadoras deverá atribuir notas de 0 a 10 em cada item que seguem. A partir dessas notas, a Comissão Julgador deverá calcular e registrar as médias de cada trabalho, para fins de desempate.

 

Critérios

Nota Atribuída (de 0 a 10)

1 Relevância do tema no escopo dos estudos métricos da informação, observando-se a pertinência do objeto e dos objetivos definidos

 

2 Pertinência e adequação das opções teóricas

 

3 Pertinência e adequação das opções metodológicas

 

4 Coerência e profundidade da discussão científica, demonstrando domínio da literatura pertinente

 

5 Clareza e objetividade da apresentação dos resultados;

 

6 Uniformidade e coerência da linguagem científica escrita, na observância das normas de redação da língua portuguesa, dos padrões de normalização e formatação dos trabalhos acadêmicos

 

7 Inovação teórica e/ou inovação metodológica e/ou inovação na apresentação dos resultados.

 

8 Impactos sociais (aplicabilidade e alcance social)

 

MÉDIA FINAL