Pontuação – Prêmio Reparq 2024 – Categoria DOUTORADO
Nesta
8ª Edição da Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia, será
concedido o Prêmio REPARQ 2024 aos(as) mestres(as) e aos(as) doutores(as) cujas
dissertações e teses, aprovadas nos programas de pós-graduação de instituições
brasileiras credenciadas pela CAPES, de qualquer área do conhecimento, que
tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento dos estudos
da Ciência da Informação. E também o prêmio de melhor artigo proveniente de
Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Arquivologia.
O
Prêmio REPARQ está dividido em três categorias: Doutorado, Mestrado e melhor
TCC. Podem ser inscritas dissertações e teses tanto de programas acadêmicos
quanto profissionais, que tenham sido aprovadas nos anos de 2022 e 2023. E na
terceira categoria artigos provenientes de trabalhos de conclusão de cursos de
graduação em Arquivologia aprovados entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023,
em instituições brasileiras, credenciadas pelo Ministério da Educação.
Para
concorrer ao Prêmio, o(a) autor(a) e orientador(a) devem estar inscritos no
Evento.
O
prêmio consistirá em um certificado atribuído ao autor(a) premiado(a) e um
certificado aos(às) respectivos(as) orientadores(as) pelo trabalho de
orientação, podendo ser acompanhado de um bem material, de caráter simbólico, a
ser definido pela Comissão Avaliadora.
Em
caso de empate para escolha da dissertação ou tese, deverá a Comissão Julgadora
adotar como critério de desempate a maior média aritmética recebida pela
Dissertação ou pela Tese ou artigo, e fazer a indicação do melhor trabalho.
A
outorga do prêmio, pelo Presidente da Comissão Avaliadora da REPARQ, às pessoas
contempladas ocorrerá em Cerimônia Pública com a participação da Presidência do
Evento, da pessoa que presidiu cada Comissão Julgadora e, se possível, dos(as)
demais participantes da comissão.
Comissões
Julgadoras
As
Comissões Julgadoras serão nomeadas dentre professores(as) e pesquisadores(as)
de reconhecida competência dentro da temática do evento, com título de Doutor
(a) e sem algum vínculo de orientação e/ou produção científica com autores(as)
dos trabalhos concorrentes. Cada Comissão Julgadora deverá ter no mínimo 3
(três) integrantes, sendo um nomeado o presidente da Comissão.
Não
poderão integrar as Comissões Avaliadoras, coordenadores (as) e vice
coordenadores(as) de Programas de Pós-Graduação (ou do curso de graduação, quando for o caso) que tenham
indicado dissertações ou teses (ou TCC) concorrentes ao Prêmio. Caberá ao
presidente das Comissões conduzir as avaliações e fazer o parecer final,
conforme os critérios de avaliações descritos no Anexo B.
A nomeação das Comissões Julgadoras pela Coordenação do REPARQ deverá refletir, na medida do possível, a representatividade geográfica do País, bem como, a diversidade sexual e racial.
Inscrições
As
inscrições ao Prêmio REPARQ serão feitas institucionalmente pelo(a)
Professor(a) orientador(a) do Programa (ou do curso, no caso dos TCCs) no qual
o(a) candidato(a) teve aprovada sua dissertação ou tese (ou TCC).
O
Programa (ou curso) e o(a) orientador(a) deverá ter ciência que o(a) autor(a) e
o(a) orientador(a) tenha feito a inscrição no Evento.
O
limite de indicação por Programa de Pós-Graduação e de graduação será de 1
(uma) dissertação e 1 (uma) tese ou 1(um) TCC.
As
inscrições serão realizadas em formulário próprio, divulgado no site oficial da
REPARQ 2024. As inscrições deverão seguir o cronograma descrito no ANEXO A.
Para
efetuar a inscrição, o(a) orientado(a) deverá encaminhar à REPARQ, por meio de
formulário específico, os seguintes documentos, em formato PDF:
a) Ata
de Reunião Relatório da Comissão de Avaliação do PPG (ou do curso, no caso de
TCC), com justificativa que evidencie a contribuição da dissertação ou tese ou
TCC (nesse caso a coordenação do curso), em formato PDF;
b) Cópia digital da tese ou
dissertação ou do TCC;
c) Comprovante de inscrição no Evento do candidato(a) e do orientador(a) e/ou coorientador(a).
Disposições
Finais
As
solicitações de reconsideração ou recursos deverão ser encaminhadas ao reparq
pelo email reparq2024@gmail.com.
Os casos omissos serão
resolvidos pela Comissão Executiva do reparq 2024 e Comissão Julgadora do
Prêmio.
ANEXO A - CRONOGRAMA DO
PRÊMIO REPARQ – 2024 DE TESES E DISSERTAÇÕES E TCC
Evento |
Data |
Inscrições - Realizada pelo(a)
Orientador(a) |
11 de março até 18 de maio de 2024 (nova data) |
Processo de análise das inscrições |
18 a 20 de maio de 2024 (nova data)
|
Homologação parcial das inscrições |
20 de maio de 2024 (nova data) |
Solicitações de reconsideração sobre o deferimento das
inscrições |
21 a 26 de maio de 2024 (nova data) |
Resultado das reconsiderações |
30 de maio de 2024 (nova data) |
Homologação final das inscrições |
30 de maio de 2024 (nova data) |
Definição das Comissões de Avaliação pela Comissão da
REPARQ 2024 |
10 de maio de 2024 (nova data) |
Avaliação dos Trabalhos |
10 de maio a 10 de julho de 2024 (nova data) |
Cerimônia pública de outorga do
Prêmio |
31 de julho de 2024 |
Para concorrer ao Prêmio REPARQ 2024 de Teses e Dissertações e TCCs, faça a
sua
inscrição em:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXDstG9RKlDfyfLTKq5lHKX9pRVNwm9x8GCasFWMnEzY-3AA/viewform?usp=sf_link
ANEXO B - CRITÉRIOS PARA O JULGAMENTO
No julgamento das Dissertações e Teses e TCCs, cada componente das Comissões Julgadoras deverá atribuir notas de 0 a 10 em cada item que seguem. A partir dessas notas, a Comissão Julgador deverá calcular e registrar as médias de cada trabalho, para fins de desempate.
Critérios |
Nota
Atribuída (de 0 a 10) |
1 Relevância do tema no escopo dos
estudos métricos da informação, observando-se a pertinência do objeto e dos
objetivos definidos |
|
2 Pertinência e adequação das
opções teóricas |
|
3 Pertinência e adequação das
opções metodológicas |
|
4 Coerência e profundidade da
discussão científica, demonstrando domínio da literatura pertinente |
|
5 Clareza e objetividade da
apresentação dos resultados; |
|
6 Uniformidade e coerência da
linguagem científica escrita, na observância das normas de redação da língua
portuguesa, dos padrões de normalização e formatação dos trabalhos acadêmicos |
|
7 Inovação teórica e/ou inovação
metodológica e/ou inovação na apresentação dos resultados. |
|
8 Impactos sociais (aplicabilidade
e alcance social) |
|
MÉDIA FINAL |
|